como usar um relógio de xadrez

Nos clubes de xadrez e torneios de xadrez, cada partida é jogada com um relógio de xadrez . O controle do tempo de pensamento é um componente necessário de um jogo de torneio. Impede que um jogador prolongue injustamente a duração de um jogo e é um elemento importante no xadrez competitivo. O jogador que tiver a previsão de dividir seu tempo de jogo, mais tarde, em momentos críticos, terá vantagem sobre um oponente que já se encontra em problemas de tempo (Zeitnot).

Sempre que um jogador tem a jogada, seu relógio está funcionando. Assim que ele tiver jogado sua jogada, ele usa a mão que moveu a peça no tabuleiro para pressionar um botão no seu lado do relógio. Este botão pára seu próprio relógio e inicia o de seu oponente.
 
Quem ultrapassar o controle de tempo definido para o jogo perde. Há uma exceção para posições que não podem ser vencidas mesmo com o jogo mais fraco possível do oponente. O relógio mostra quando o limite de tempo foi excedido para o modo de jogo para o qual foi definido. 

De acordo com as regras do xadrez, o oponente deve perceber isso e reivindicar a vitória. Se não for notado que o adversário ultrapassou o limite de tempo, o jogo simplesmente continua. No xadrez blitz, pode acontecer que ambos os jogadores ultrapassem o limite. Então o jogo está empatado.


Hoje em dia, no xadrez de torneios e clubes, três tipos de controle de tempo são usuais:

  1. Tempo de raciocínio do torneio: geralmente um jogador deve fazer 40 jogadas dentro de um tempo fixo, normalmente duas horas. Para o restante do jogo é definido um tempo total fixo, por exemplo, 30 minutos por jogador. Neste modo um jogo não pode durar mais de cinco horas. Resta tempo suficiente para poder realizar cálculos profundos de variações em posições difíceis.
  2. Blitz ou jogos rápidos: é acordado um tempo fixo para todo o jogo. Um especialmente popular é o blitz de cinco minutos. Cada jogador tem cinco minutos para todo o jogo. O relógio mostra uma contagem regressiva do tempo restante.
  3. Jogo de blitz com relógio Fischer: o relógio inventado pelo campeão mundial Bobby Fischer é capaz de creditar a um jogador um tempo extra de pensamento (um incremento) para cada movimento que ele fez, por exemplo, dois segundos. Isso só funciona com relógios digitais modernos. Isso contribui para uma forma mais calma de xadrez blitz, na qual na fase final a decisão não é tomada com base na capacidade puramente física de pressionar o relógio mais rapidamente. No entanto, é essa destreza em fazer movimentos rápidos e precisos que constitui a atração do xadrez blitz (“o relógio é uma peça”).  

O relógio de xadrez oferece uma maneira elegante de lidar com jogadores que estão atrasados ​​em torneios. Na hora de início pré-determinada para uma rodada, todos os relógios são simplesmente acionados. Dessa forma, qualquer um que se atrase perde um pouco do seu tempo de raciocínio. Se um jogador não aparecer dentro do prazo estabelecido, então ele perderá por W.O.
O primeiro torneio jogado com relógios de xadrez ocorreu em 1883, em Londres.

Todo jogador de xadrez deve se acostumar a jogar com um relógio . Dedique algum tempo durante os treinos aprendendo a jogar com um relógio e entendendo como o relógio pode afetar o resultado do seu jogo.

A cadência usual em um jogo de xadrez é (1) o jogador se move e então (2) o jogador pressiona o relógio. O jogador pode gravar o movimento antes ou depois de pressionar o relógio. Não é sua vez de se mover até que seu oponente aperte o relógio. Não se apresse para seguir o tempo do seu oponente.

A mesma mão move peças e pressiona o relógio . Cada jogador deve operar o relógio com a mesma mão que move as peças.

Gravando Movimentos . Se um dos jogadores tiver menos de cinco minutos restantes, ambos os jogadores podem parar de anotar. (No entanto, a maioria dos treinadores recomenda que, se você tiver muito tempo, ainda deve anotar, mesmo que seu oponente caia abaixo de cinco minutos).

Controle do tempo.  O folheto do torneio afirma que o “controle de tempo” para um próximo torneio é o Jogo 30+5. O que isso significa? O primeiro número após “Jogo” é o número de minutos que cada lado tem para completar seus movimentos. Neste exemplo, o jogador tem 30 minutos. O “+5” indica o “atraso” que também é aplicado para cada movimento. Então, neste caso, cada jogador tem 30 minutos com um atraso de cinco segundos para cada movimento. Este é o controle de tempo habitual na maioria dos torneios escolares.

*Em muitos torneios para adultos ou “abertos”, pode haver vários controles de tempo em que você faz um certo número de movimentos em um determinado período de tempo, mas esses geralmente não são usados ​​para eventos escolares.

Aqui estão algumas perguntas frequentes:

O que acontece se um jogador ficar sem tempo? 

O jogador que ficar sem tempo perderá o jogo se seu oponente tiver material suficiente de mate (ou seja, tiver material suficiente no tabuleiro para dar xeque-mate se o jogador não tiver esgotado o tempo) e reivindicar a vitória na hora.

Devo avisar alguém que fiquei sem tempo? 

Não. É trabalho do seu oponente perceber que sua bandeira caiu (a maioria dos relógios de xadrez digital lerá todos os zeros quando você ficar sem tempo; em relógios analógicos mais antigos, uma “bandeira” vermelha cai, mas esses relógios agora são muito mais raros). Até que seu oponente perceba, você pode conseguir um empate, xeque-mate ou capturar todas as peças de seu oponente e terminar o jogo com um empate em vez de perder na hora.

Devo apontar que a bandeira caiu no jogo de outra pessoa? 

NÃO!! Mantenha o foco no seu próprio jogo, não no jogo de todos os outros. O diretor do torneio pode discipliná-lo perdendo seu jogo, pois é proibido ajudar os jogadores com o gerenciamento do tempo.

Quando posso pausar o relógio? 

Um jogador pode pausar o relógio para esperar que um diretor de torneio (TD) se aproxime da mesa e tome uma decisão sobre uma reclamação.

Um jogador não pode pausar o relógio para:

  • ir ao banheiro ou
  • gravar movimentos, ou
  • discutir com o adversário.

Posso me opor se meu oponente ou jogadores próximos estiverem batendo o relógio? 

Absolutamente. As regras da USCF proíbem ruídos perturbadores e comportamento perturbador no salão de jogos. Um diretor de torneio pode tirar 10 minutos ou metade do tempo restante do relógio do jogador infrator para a primeira infração.

De que lado do tabuleiro deve ficar o relógio?

Geralmente, o jogador com as peças pretas pode colocar o relógio no lado do tabuleiro que ele escolher. Uma exceção a esta regra geral é quando o organizador do torneio coloca relógios em cada tabuleiro e quer todos os relógios voltados para a mesma direção. Normalmente, o diretor do torneio organiza os tabuleiros de modo que o relógio seja colocado à direita do preto quando os relógios são fornecidos. Quando você chegar na sala de jogo e vir que os relógios são fornecidos e virados na mesma direção, não mova o relógio.

O que significa 3-2 no xadrez?

Expressões como “3-2”, “3/2” ou “3+2” são bastantes comuns no xadrez. Isso se refere ao controle de tempo da partida.

Nesse caso, a partida terá 3 minutos com acréscimo de 2 segundos para cada lance jogado.

Qual o limite de tempo de cada jogada no xadrez?

Os limites não são ajustados por jogada, e sim, por partida. Por exemplo, uma partida com controle de tempo de 90 minutos poderá ter duração máxima de 180 minutos (90 minutos para cada jogador). O máximo de tempo que um jogador poderá usar em um lance será o total de 90 minutos (no primeiro lance, é claro). 

O que acontece quando acaba o tempo no xadrez?

Se acabar o tempo de um jogador, então este perderá o jogo se seu oponente tiver material suficiente de mate (ou seja, tiver material suficiente no tabuleiro para dar xeque-mate se o jogador não tiver esgotado o tempo) e reivindicar a vitória na hora.

Onde comprar relógio de xadrez?

Existem muitas lojas físicas e online que vendem relógio de xadrez. Eu separei algumas que você pode encontrar os melhores modelos.

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Sobre o Autor

Paulo Silva
Paulo Silva

Criador da plataforma Xadrez Forte. Graduado em Engenharia Florestal e discente de Ciência da Computação. No xadrez, atua como jogador, professor e árbitro regional de xadrez filiado à Federação de Xadrez do Amapá.

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